05 de junho - Dia do meio ambiente

Hoje, 05 de junho, é comemorado o dia do meio ambiente. A data procura conscientizar para a preservação dos recursos naturais do planeta 🙂

A data foi instituída em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, pela Organização das Nações Unidas (ONU). O principal objetivo é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

dia-do-meio-ambiente

Conhecida como Conferência de Estocolmo, esse evento gerou mudanças no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Existe hoje uma preocupação cada vez mais latente sobre as ações do homem e os impactos causados por ele sobre a natureza.  A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Se nada for feito, o consumo exacerbado e inconsequente dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência. A grande chamada nos últimos anos é uma grande mudança de consciência para o modo de consumimos, ao invés de vivermos o planeta.  

slow-fashion

A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos”.

Muito se fala em consumo consciente, reciclagem, upcycling, slow movement, e slow fashion – sendo a moda uma das indústrias mais destrutivas do planeta, principalmente no que se trata das grandes fast fashions e necessidade induzida a estar sempre em busca de algo novo. A data é uma excelente oportunidade para refletirmos sobre o modo com que lidamos com aquilo que consumimos. Que tal apostar em marcas que produzem em menor escala, valorizando a mão de obra, com peças de qualidade e que duram uma vida toda?

Compartilhe:
Voltar para Categoria