Mês do Halloween

Doces, travessuras, fantasias, fogueiras, lendas urbanas, filmes e literatura contam histórias que marcam o mês do Halloween. Trazendo raízes da cultura inglesa, o Halloween que antes era chamado de All Hallows’ Eve, tinha como intuito celebrar a noite antecedente ao Dia de Todos os Santos, de 01/11. Daí o nome: “hallow” para santo e “eve” significa véspera. Tal costume era mantido até o século XVI quando começou a ter mais notoriedade em outros países como os Estados Unidos e tornou-se a grande festa que conhecemos atualmente. Com o passar do tempo, o evento também virou febre aqui no Brasil e trouxemos várias dicas pra você aproveitar da melhor maneira possível 😉Mês do halloween

Decoração

Aqui a criatividade precisa fluir. Você pode, por exemplo, enfeitar uma mesa de doces com bexigas laranjas e colorir de preto o rosto que costumeiramente aparecem em abóboras – bexigas pretas também valem quando coladas com fitas da mesma cor para quem gosta de aranhas gigantes. Além disso, é possível imprimir rótulos e adesivar em recipientes de vidros ou plásticos que estão em desuso para simular poções mágicas. Não quer se incomodar cortando abóboras como aparecem em filmes? É só descascar uma mexerica e colocar um cravo no meio 🙂 Ah, e as velas também são bem-vindas na decoração, desde que longe do alcance das crianças.

Mês do halloweenFantasias

Sempre há dúvida na hora de se vestir para curtir a festa. Às vezes aquela fantasia desejada está indisponível ou, em casos de convites repentinos, é preciso improviso. Hoje em dia a gama de opções e referências é bem maior e não há necessidade em se limitar a personagens de filmes de terror – a cultura pop está mais presente do que nunca nas produções. Você pode, por exemplo, aderir aos famosos sutiãs de cone usados pela Madonna e, de quebra, homenagear Jean-Paul Gaultier. Um vestido longo preto, batom vermelho e base de rosto te transformam na Mortícia da Família Addams, assim como uma peruca loira, blazer rosa, saia curta e blusa é tudo o que você precisa para se tornar uma d’As Branquelas.

Doces e travessuras

Os cupcakes são, de longe, as opções mais versáteis que te permite criar várias opções para deixar a festa mais decorada: abóbora, fantasmas, múmias, monstrinhos, cérebros, chapéu de bruxa com cobertura e casquinha de sorvete invertida, olhos, etc. Suspiros também são ótimos aliados – basta desenhar dois olhos na ponto e temos um fantasminha pronto. Além disso, há também a alternativa de fazer maçãs-do-amor usando corantes diferentes para enfeitar a mesa.Mês do halloween

E não podemos esquecer das bebidas. Para simplificar, você pode optar por fazer o famoso ponche que aparece em filmes estadunidenses – ele é prático e tem a versão sem álcool. Confira as duas receitas abaixo:

Ponche sem álcool:

– 1 xícara de chá de + 1/2 suco de morango concentrado (360 ml);
– 4 xícaras de chá de soda limonada (960 ml);
– 4 xícaras de chá de água filtrada (960 ml);
– 1 xícara de chá de suco de uva concentrado (240 ml);
– frutas (morangos, cerejas, framboesas,uvas, bolinhas de melancia e melão, abacaxi, etc) a gosto;
– açúcar a gosto;
– gelo a gosto;

MODO DE PREPARO

Coloque os sucos, a água, a soda numa jarra, misture, cubra com filme plástico e leve à geladeira. Na hora de servir, junte as frutas e, se quiser, acrescente açúcar. Acrescente gelo e sirva.Mês do halloween

Ponche com álcool:

– 1 espumante gelado;
– 1 litro de refrigerante de limão gelado;
– 1/2 litro de vodka;
– 1 abacaxi;
– 5 maçãs;
– 1 cacho de uva;
– 3 laranjas;
– 2 kiwi;
– 1/2 lata de pêssego em calda;
– 10 pedrinhas de gelo.

MODO DE PREPARO

– Corte as frutas em pedacinhos e leve para gelar;
– Coloque as frutas em uma vasilha, o refrigerante, o espumante, a vodka e o gelo;
– Para enfeitar, corte 1 morango ou uma fatia de kiwi e coloque no copo.

Entretenimento

Para quem prefere programação caseira, o Halloween também está presente em outros meios como filmes e literatura. Confira a lista que preparamos de cada um pra você aproveitar 🙂

FILMES

Halloween (John Carpenter)
Clássico do horror e da história do cinema desde seu lançamento em 1978. Halloween conta a história de Michael Myers, um jovem residente há 15 anos numa clínica psiquiátrica desde que cometeu assassinato. Na noite de 31/10, ele consegue escapar e volta à cidade natal para continuar seus planos macabros.

O Corvo (Alex Proyas)
Ambientado na véspera do Halloween, o filme inspirado na HQ de James O’Barr – que por sua vez tomou como referência o poema The Raven de Edgar Allan Poe – conta a história de Eric Draven e Shelly Webster. Há uma lenda que quando alguém morre de forma trágica, um corvo consegue trazer a pessoa de volta para acertar as contas. Nessa jornada de amor e ódio, Eric não mede esforços para honrar o nome de sua amada.

Entrevista com o Vampiro (Neil Jordan)
Inspirado no livro homônimo de Anne Rice, a história que passa ao longo de 200 anos é narrada por Louis durante entrevista com um jornalista. Aqui nós acompanhamos a trajetória desde seus transtornos depressivos devido a perca de um ente querido até o momento em que se submete à mordida fatal do vampiro Lestat que lhe concede a vida eterna. As duas criaturas vagam pelas noites consumindo arte e buscando suas vítimas quando se deparam com Claudia, uma garota de 5 anos adotada posteriormente pelos personagens.

O Exorcista (William Friedkin)
Num sítio arqueológico em Hatra, Iraque, o arqueologista e padre Lankester Merrin visita uma escavação onde foi encontrada uma pequena escultura de pedra de uma criatura bestial e horrível. Enquanto isso, Damien Karras, um jovem padre da Universidade de Georgetown, começa a duvidar de sua fé ao lidar com a doença terminal de sua mãe. Chris MacNeil, uma atriz que está filmando em Georgetown, percebe perigosas mudanças de comportamento em sua filha de 12 anos, Regan MacNeil.

Corra! (Jordan Peele)
A história acompanha um final de semana na vida de Chris, um jovem afro-americano que visita a propriedade da família de sua namorada. A princípio, Chris vê o comportamento exageradamente hospitaleiro da família como uma tentativa desajeitada de lidar com a relação da filha, mas, no decorrer do final de semana, uma série de descobertas perturbadoras o levam a uma verdade que ele nunca poderia imaginar.

LIVROS

A literatura sempre esteve presente na estante daqueles que são apaixonados por ficção. Com as histórias de terror não poderia ser diferente, visto que grande parte das obras publicadas por Edgar Allan Poe, HP Lovecraft, Bram Stoker, Mary Shelley, Anne Rice, Stephen King e tantos outros serviram de inspiração para filmes consagrados pela crítica. Nossa dica para este mês do halloween, é acompanhar o projeto literário da Tatiana Feltrin, produtora de conteúdo no YouTube. Aqui nós encontramos um acervo invejável de referências que enchem os olhos.

E você? Qual é a dica para o Halloween? Conta pra gente nos comentários 🙂

Compartilhe:
Voltar para Categoria