Conheça o jardim de tarô na Itália

À primeira vista, nos remete às obras de artistas do movimento modernista catalão. Mas, após identificarmos alguns elementos, é possível ver que estamos diante de um jardim de tarô. Produzido pela artista franco-americana Niki de Saint Phalle, o parque localizado na cidade de Capalbio, Itália, onde conta com um dos terrenos mais bem preservados do país, é composto por esculturas que representam 22 arcanos do tarô.

Conheça o jardim de tarô na Itália

Em entrevista à Condé Nast Traveler, Niki contou que viajou a Barcelona na década de 1950 durante uma fase da vida em que passava pela depressão pós-parto, quando se apaixonou pelo Park Güell, obra urbana do artista Antoni Gaudí. Foi então que decidiu mudar-se para lá, incentivada a criar um local similar à sua maneira e conseguiu concluir sua obra em 1979.

Conheça o jardim de tarô na Itália

É possível notar que sua obra assemelha-se a de Gaudí devido ao uso de mosaicos e em como a natureza dialoga com a arte. É interessante ressaltar que, no começo dos anos 1980, Niki viveu dentro da obra Imperatriz durante o período de customização do jardim para que pudesse observar sua beleza através das janelas, localizadas nos seios e olhos da personagem. Durante o processo criativo, Niki sofreu de uma doença pulmonar por trabalhar com poliéster anos a fio e passou por dificuldades financeiras para tornar o sonho realidade. Em maio de 1998, a obra foi finalmente aberta ao público. Um verdadeiro espetáculo que liga o homem à natureza através do efeito lúdico.

Conheça o jardim de tarô na Itália

O valor da visita aos arcanos que medem até 15 metros de altura, é €12,00. Vale ressaltar que ele fica aberto durante o período de 01/04 a 15/10, das 14h30 às 19h30. Nos demais meses, a entrada é gratuita embora só funcione no primeiro sábado de cada mês das 09h00 às 13h00.

Conheça o jardim de tarô na Itália

Visite o site da artista e aprecie: www.nikidesaintphalle.com 😉

Compartilhe:
Voltar para Categoria