Motivos para praticar esportes ao ar livre

No verão, um incentivo a mais para se exercitar é aproveitar o clima para praticar esportes e atividades ao ar livre. Confira os benefícios da prática, além do bronzeado e ganhos de vitamina D:

>> Mudança de rotina

É uma ótima maneira de sair da rotina, se motivar mais na prática de atividades físicas e desestressar. Praticar esportes em ambientes ao ar livre promove mudança na rotina, e maior sensação de liberdade. Mesmo para quem frequenta e adora a academia, uma mudança de ares somada a um local motivador podem gerar um gás novo. Tudo de bom, né?

exercicio-ao-ar-livre-

>> Auxilia também na saúde mental

Qualquer atividade física traz diversos benefícios à saúde física e também à mental. O elemento novo vai auxiliar também no equilíbrio da mente. Ambientes como praias, praças, campos e parques ajudam a promover equilíbrio entre corpo e mente, fazendo você se desligar (mesmo que temporariamente) do cansaço e do estresse da rotina do dia a dia. A mudança de ares sempre promove sensações novas e relaxantes.

>> Oportunidade para interações sociais

Estar em ambientes de ampla circulação, praticar novos esportes e cenários mais diversificados pode configurar uma excelente oportunidade de conhecer muita gente nova e expandir seu círculo social. A relação com outros praticantes ajuda também na troca de experiências, e favorece ganhos de novas amizades.

>> Melhorar o astral

Vários estudos já comprovaram que fazer esportes ao ar livre auxilia no combate à depressão: melhoram não só o humor, como elevam a autoestima. O contato com a natureza, associado aos benefícios de uma atividade física, libera hormônios do bem-estar, como as endorfinas. Há um alívio do estresse, diminuição da ansiedade e uma visão mais positiva do cotidiano.

exercicio-ao-ar-livre-2

>> Promove maior contato com a natureza

Provavelmente um dos benefícios mais importantes das atividades ao ar livre: maior envolvimento com a natureza. Simplesmente estar em contato com o sol, ares frescos, e paisagens interessantes pode promover bem ao corpo. Sentir a areia entre os dedos dos pés, caminhar diretamente na terra e respirar em meio ao verde alivia o cansaço acumulado, põe a sobrecarga mental em perspectiva, relaxa o corpo e a mente e contribui para a concentração e o foco.

 

Importante: independentemente das atividades escolhidas, é fundamental defender a pele e o cabelo da ação dos raios solares. Não se esqueça de aplicar protetor no rosto e no corpo, com, no mínimo, fator de proteção solar 30. Reaplique a cada 2 horas, em média, e use roupas confortáveis. Além disso, tome muita água, se alimente direitinho e sempre que possível faça uso de chapéus ou outra proteção.

exercicio-ao-ar-livre-3

Compartilhe:
Voltar para Categoria IR PARA O PRÓXIMO POST:
Receita: panqueca proteica com aveia e banana